Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Menu completo

Recentemente comemorei 4 anos de casado e, para festejar a data, fiz um jantar completo para minha esposa, com entrada, prato principal e sobremesa, além de um belo vinho, é claro.

Entrada
A entrada foi comprada pronta, não por falta de criatividade, mas falta de tempo mesmo, já que o jantar foi durante a semana. Comprei Coquille de Camarão na loja Estação do Mar, em Coqueiros.
Combinou muito bem, já que o prato principal era peixe.




Prato Principal
O prato principal foi uma releitura de um peixe espetacular que comi no restaurante Francis de Montevidéo, que, aliás, vou postar em breve no blog.

Foi feito um congrio assado com recheio de salmão e, como acompanhamento, risoto de parmesão. Confesso que meu prato não chegou nem aos pés do Francis já que eles usam Linguado para rechear e com congrio não ficou tão bom. (Seria muita ousadia minha comparar meu prato com o premiado Restaurante Francis).

Iniciei fazendo o recheio, salteando o salmão na cebola com manteiga, após, coloquei no meio do congrio, já temperado com sal e pimenta.  Fechei o peixe com palito de dente. Em seguida, reguei com azeite de oliva e coloquei no forno com temperatura de 200 graus por uns 15, 20 minutos.





Enquanto o peixe assava, fui fazendo o risoto, como já feito outras vezes. Comecei fritanto a cebola e alho, depois coloquei o arroz arbóreo com vinho (que estávamos tomando), quando reduziu o vinho fui acrescentando o caldo, sempre mexendo sem parar até dar o ponto (ao dente).


Depois de o arroz estar cozinho, acrescentei manteiga e queijo parmesão ralado. Tampei a panela e deixei  “descansar” por 5 minutos.
O resultado foi essa beleza:




Sobremesa
A sobremesa, já que o dia estava frio, foi fondue de chocolate com frutas.  Mais fácil e delicioso, impossível. Só derreti uma barra de chocolate ao leite e ao final acrescentei creme de leite - "ganache" (preparo básico). Lavei as frutas, cortei e está pronto para servir!




Bebida
Com a temperatura mais amena e frutos do mar para comer, nada melhor que um vinho para acompanhar. Como de costume, segui a indicação da Decanter na escolha do vinho e, o resultado não poderia ser outro, combinação perfeita.

Fica a dica do vinho: Abadall – Pla de Bages – Picapoll 2009, você encontra na www.decanter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao Blog Cozinhar é meu Hobby.
Seu Comentário, sugestão, crítica, elogio, etc... é muito importante para o aprimoramento desde blog.
Agradeço sua visita.
Abraços.
Att.
Carlos Vilas Boas